Lista de tópicos

  • Programa de Formação e Capacitação 

    de Amas e outros Cuidadores de Crianças Pequenas 

  • eBook «Co-construindo práticas educativas na creche familiar»

    Compilação de artigos da autoria das várias instituições participantes no Seminário "Creche Familiar: Construir Práticas Educativas 0-3 anos", realizado pela AKF em Lisboa, no dia 14 de setembro de 2019, e com a participação especial do Professor Catedrático Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, com o artigo científico A importância do brincar no desenvolvimento humano.

    Aceda ao documento aqui.

    Instituições participantes e artigos publicados:

    Casa da Criança Maria Granado, Fundação Bissaya Barreto, Uma experiência de socialização de um grupo de amas na Fundação Bissaya Barreto.

    CASM – Centro de Actividades Sociais de MiratejoObservar e registar para melhor intervir: trajetória de aprendizagens.

    Centro Comunitário da Quinta do Conde, Fazer para crescer... 

    Bela Vista – Centro de Educação Integrada de ÁguedaO espaço exterior. À descoberta do mundo.

    ABLA – Associação de Beneficência Luso-AlemãCreche familiar: uma alternativa com qualidade

    TorreGuia – Cooperativa de Solidariedade Social, A creche é-nos familiar. 

    CAPA – Centro de Assistência Paroquial da Amora, Discutir, partilhar e refletir em equipa: a chave para o bem-estar profissional e a inovação de práticas.

     


  • Programa de Formação e Capacitação de Amas e de outros Cuidadores de Crianças Pequenas


    Índice

    {%:Apresentação}

    A Fundação Aga Khan (AKF), desde setembro de 2009 no Centro Infantil Olivais Sul (CIOS), tem vindo a desenvolver um programa de capacitação e de investigação chamado Construindo pedagogias participativas na creche familiar. Este projeto de investigação-ação centrou-se na adaptação e experimentação de uma abordagem educativa participativa para creche familiar, através de supervisão/acompanhamento e de formação visando a prestação de um serviço integrado de qualidade. 
    O programa envolveu diferentes fases, mas foi alicerçado num contexto de formação contínua como forma de assegurar às amas o seu desenvolvimento profissional, bem como ajudá-las a construir um ambiente de aprendizagem significativa para as crianças, com participação das famílias.
    A construção de um modelo de intervenção em creche familiar envolveu a transformação das práticas educativas e, consequentemente, a reconstrução da imagem da criança e as conceções dos adultos cuidadores. 

    {%}

    {%:Curso Formação Inicial}

    O desenvolvimento do programa de capacitação e investigação-ação na creche familiar do Centro Infantil Olivais Sul – Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância resultou na construção de diversos materiais e recursos. Este conhecimento praxiológico, aliado a estudos recentes sobre o desenvolvimento da primeira infância, permitiu a criação do Curso de Formação de Amas e de outros Cuidadores de Crianças Pequenas "Construir Práticas Educativas 0-3", fundado numa visão holística das dimensões de educação e cuidados na infância e assente numa perspetiva sócio-construtivista.

    {%}

    {%:Bolsa Nacional de Formadores}

    Segundo os novos termos e condições exigidas legalmente para o acesso à profissão de Ama e para o exercício da respetiva atividade, a par da autorização do Instituto da Segurança Social (ISS), é necessária a frequência com sucesso de um curso de formação inicial.

    Face a este novo quadro legal, e procurando colocar ao dispor de mais profissionais os recursos que resultaram na nossa prática em creche familiar, a Fundação Aga Khan (AKF) pretende criar uma bolsa nacional de formadores, em parceria com a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e com a Fundação Bissaya Barreto (FBB) como contributo para a primeira fase de um processo de disseminação e de inovação nas práticas educativas e nas políticas educativas para crianças dos 0 aos 3 anos, na modalidade de atendimento de ama/creche familiar.

    O modelo de formação de formadores é da autoria da AKF e objetiva contribuir para a expansão e reforço das capacidades das Amas através do desenvolvimento de competências inerentes ao exercício da sua atividade profissional. 

    {%}